quinta-feira, 29 de abril de 2010

anorexia prbemas na adolecsencia

Retrato da Anorexia

Jovens magras e doentes.

Em geral trata-se de jovens inteligentes, provenientes de famílias de classe média alta que gostam de agradar. A opinião dos outros, principalmente dos que estão mais próximos é de extrema importância.

Apesar de se manifestarem de uma forma antagónica a bulimia e a anorexia estão muitas vezes relacionadas. Embora existam outros tipos de anorexia, vamos falar apenas da anorexia nervosa.

O que é?
Apesar de se manifestarem de uma forma antagónica a bulimia e a anorexia estão muitas vezes relacionadas. Embora existam outros tipos de anorexia, vamos falar apenas da anorexia nervosa.

É uma doença mais do foro psíquico que afecta actualmente cada vez maior número de jovens, especialmente e quase na totalidade jovens. Manifestan-se por uma rejeição aos alimentos.

As anorécticas são frequentemente pessoas dependentes, actuando duma forma independente e extremamente carentes de afecto.

Alguns médicos consideram a anorexia como uma doença física consequência duma disfunção cerebral ao nível do hipotálamo, que comanda os estímulos da fome, sede e amadurecimento sexual.

Por vezes as jovens são tratadas a nível psiquiátrico, quando atinge a anorexia mental, devido a fortes perturbações mentais.

Consequências

Jovens:

. Em muitos casos acabam por perder a identidade;

. Há uma tendência para o suicídio;

. Uma verdadeira desmotivação de vida;

. São levadas a uma desnutrição grave;

. a uma paragem cardíaca, devido a uma baixa de potássio no sangue.

. A adolescente anoréctica envelhece prematuramente;

. os cabelos caem;

. a pele seca enrruga-se;

. as unhas ficam quebradiças;

. o pulso é mais lento (por vezes menos de 60 pulsações), as extremidades estão geralmente frias;

. a tensão arterial baixa;

. os períodos menstruais tornam-se extremamente irregulares.

Rapazes:

. perda de capacidade de erecção;

. perda gradual do desejo sexual;

. ingestão quase exclusiva de frutas e saladas;

. tendência para maior agressividade e isolamento social;

. hiperactividade física;

. perturbações do sono.

doenças causadas pela bulimia

Consequências da bulimia...

As consequências da bulimia são variadas e graves e podem causar lesões irreversíveis ou de difícil tratamento,(ex: depressão, fadiga, arritmia cardíaca, irregularidade menstrual, ossos e dentes frágeis, vasos sanguíneos dilatados na pele do rosto e problemas de estômago e esófago).

A pessoa bulímica chega a ingerir numa hora, em calorias, o que devia consumir durante um dia inteiro. Ao sentir-se culpada pelo excessivo consumo de alimentos e para perder peso (ou para não ganhá-lo), a doente provoca o vómito, usa laxantes e pratica exercício físico em excesso.
O continuar deste tipo de acções permite a manutenção do peso em níveis normais ou um pouco acima e, ainda, apresentar uma imagem aparentemente saudável. Esta imagem "saudável" ilude a pessoa em relação ao seu problema e dificulta, aos outros, a percepção do mesmo. Por esta razão, a bulimia é uma doença que tende a prolongar-se no tempo.
Os jovens, particularmente do sexo feminino, a partir da entrada na adolescência são o principal grupo de risco em relação a esta doença. A doente bulímica apresenta comportamentos típicos, tais como:A

  • comer às escondidas;
  • ingerir compulsivamente alimentos excessivamente calóricos;
  • fazer grandes jejuns;
  • usar laxantes e diuréticos;
  • induzir o vómito;
  • praticar obsessivamente exercício físico.

As consequências da bulimia são variadas e graves e podem causar lesões irreversíveis ou de difícil tratamento, como depressão, fadiga, arritmia cardíaca, irregularidade menstrual, ossos e dentes frágeis, vasos sanguíneos dilatados na pele do rosto e problemas de estômago e esófago (causados pelos vómitos).

As consequências físicas da bulimia são várias tais como:

  • Mau funcionamento renal e cardíaco (provocado pelo vómito e uso de laxantes);
  • Dificuldade na concentração, mudanças de humor (devido a um desiquilíbrio químico);
  • Glãndulas inchadas, derrames sanguíneos por baixo dos olhos;
  • Decadência dentária e problemas graves nas gengivas;
  • Dores de garganta, dores no peito, cãibras musculares e fadiga;
  • Arranhões na parte de cima das mãos ou nos nós dos dedos;

anorexia e bulimia

Anorexia e Bulimia


anorexia1.jpg


Todos nós comemos, não só porque necessitamos de o fazer, como também porque nos dá prazer. No entanto, como em qualquer comportamento humano, o modo de nos alimentarmos varia grandemente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas comem mais, outras menos; algumas engordam com facilidade, outras não. Mas algumas pessoas chegam ao extremo de se magoarem a si mesmas, comendo em excesso ou restringindo a sua alimentação de uma forma abusiva. Nestes casos, podemos falar, respectivamente, de bulimia nervosa e anorexia nervosa.

Embora seja aparentemente fácil distinguir estas duas perturbações alimentares, as pessoas que sofrem das mesmas, por vezes, têm sintomas comuns, acontecendo frequentemente a bulimia desenvolver-se depois de um período de meses ou anos de sintomas anoréticos.

As mulheres sofrem destas perturbações dez vezes mais do que os homens, pelo que ao longo deste texto nos referiremos sobretudo às pessoas do sexo feminino. No entanto, também os homens devem ler este documento com atenção e procurar ajuda se acharem conveniente. Muitas das vezes, estas perturbações alimentares têm início na adolescência, enquanto os jovens ainda estão em casa. O apoio dos pais seessencial para que o processo terapêutico seja bem sucedido.