segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Gravidade dos planetas

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros.[1] Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.

Albert Einstein descreveu-a como consequência da estrutura geométrica do espaço-tempo.

Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração). Ademais, a gravitação é o motivo pelo qual a Terra, o Sol e outros corpos celestiais existem: sem ela, a matéria não se teria aglutinado para formar aqueles corpos e a vida como a entendemos não teria surgido. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas em suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em órbita em volta da Terra, bem como pela formação das marés e por muitos outros fenômenos naturais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravidade

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os produtos quimicos e a nossa beleza

Nós todos queremos olhar melhor e mais bonito, mas nós tendemos a negligenciar os componentes que fazem os nossos produtos de beleza. A maioria dos produtos no mercado que se destinam a fazer um olhar excepcionais são prejudiciais a longo prazo. É preciso ler os rótulos dos produtos com cuidado. Mas isso não pode ser útil se não se sabe o que é um olhar para fora.

A seguir estão algumas entre as muitas substâncias químicas que entram em fazer nossos produtos de beleza preferido, mas na verdade causar mais danos do que qualquer outra coisa:

  • Óleo Mineral: óleos minerais estão presentes no petróleo geléias que usamos para lábios rachados ou saltos. Depois de revestido, a pele não consegue respirar e, portanto, não pode expulsar as toxinas do organismo.
  • AHA: Alfa-hidroxi ácidos são utilizados em hidratantes e produtos de limpeza. Como um abrasivo potentes, danifica a pele de tal maneira que a epiderme torna-se vulnerável aos raios ultra-violeta por cerca de cinquenta por cento.
  • SLS: Lauril Sulfato de Sódio é encontrado em cremes e maquiagem. Esta substância química seca a camada epidérmica e pode se tornar cancerígena é misturado com outros ingredientes em produtos de beleza usados.
  • Formalina: O formaldeído causa câncer e asma e é um cadáver conservante. Ela provoca alergias na pele e irritação.
  • Laca: É um ingrediente comum de mascaras e, eventualmente, leva à perda ou enfraquecimento dos cílios dos nossos olhos.
  • Colágeno: É um ingrediente de hidratantes e acaba obstruindo os poros.
  • Fragrâncias: Quando apresentam produtos de beleza de fazer você cheira a lavanda, você deve estar ciente do fato de que este perfume é criado por uma grande quantidade de produtos químicos. Isso pode causar alergias.
  • Ftalatos: Este produto químico é utilizado em tintas prego. Surpreendentemente, acredita-se que ele pode causar defeitos congênitos nas pessoas.
  • Acetato de chumbo encontrados nos corantes capilares. Danifica o cabelo e podem ser cancerígenos.

Sulfeto de Selênio: Este produto químico é encontrado em shampoos shampoos especialmente caspa. Considerada uma substância cancerígena.


Fonte:http://www.freelegaladvicehelp.com/Portuguese/defective-products/Dangerous-Chemicals-In-Beauty-Products.html

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


viagem de estudos a WEG

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TETOS BRANCOS REDUZEM A TEMPERATURA, COMBATEM O EXCESSO DE CO2 E RETARDAM O AQUECIMENTO GLOBAL.

A maioria dos tetos planos são escuros e refletem só até 20% da luz solar. Pintados de branco ou outra cor clara, com reflexão de 0,60 ou mais, os efeitos da incidência solar diminuiriam. Cada 100 m2 pintados
compensam 10 t de emissão de CO2.
Para evitar problemas de oferta e demanda, é recomendável que tetos planos sejam pintados branco e os inclinados com cores frias. O uso de cores frias aumenta a reflexão solar em até 0,20 e gera uma
compensação de CO2 de 5 t para cada 100 m2, metade dos tetos brancos. A reflexão solar em pavimentos pode ser elevada 0,15, compensando 4 t de CO2 para cada 100 m2.


Até 2040, 70% da população mundial poderá viver nas cidades, cujas superfícies tem 60% de tetos e
pavimentos. As medidas acima podem gerar uma compensação de 44 bilhões de toneladas de CO2, cujo
valor é de US$ 1,1 trilhão. Permanentemente aumentando a reflexão solar de tetos e pavimentos em todo o mundo pode gerar uma compensação equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano. Isto significa tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos.
Se somente os tetos tivessem suas cores escuras substituídas, pode-se conseguir uma compensação de 24 bilhões de toneladas de CO2. Se em 20 anos todos os tetos forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo a cada ano deste programa. Isso possibilitaria um atraso nos efeitos do aquecimento global.

Há uma campanha internacional para a utilização de materiais reflexivos na construção e reforma de tetos em regiões temperadas e tropicais.


Os tetos frios: reduzem o uso de ar-condicionado e aumentam o conforto das construções sem estes ;
combatem as ilhas de calor no verão nas cidades, melhorando a qualidade do ar e o conforto do ambiente urbano;


reduzem a temperatura global.


fonte : http://www.onedegreeless.org/pt/index.php?pagina=estudoCientifico-o

segunda-feira, 12 de julho de 2010

elementos quimicos que compoen os fogos de artifisios

Adiciona-se um elemento químico a uma massa explosiva. Dependendo do elemento químico os fogos de artifício mudam de cor. A massa explosiva é a pólvora negra, composta por salitre (nitrato de potássio), enxofre e carvão.
Exemplos:
Sódio Amarelo
Lítio Vermelho
Bário Verde
Potássio Azul ou Púrpura
Magnésio Branco ou Prata
Cobre Verde
Estrôncio Vermelho
Cálcio Amarelo
Alumínio Branco
Ferro Dourado

Fonte(s):




Elementos radioativos

O Carbono 14 é usado na datação de múmias.
Os elementos integrantes da tabela periódica são constituídos por átomos isótopos, ou seja, átomos com o mesmo número atómico e diferentes números de massa. Isótopos contribuem para a formação do elemento.

Os radioisótopos correspondem aos isótopos radioativos de qualquer elemento. Os elementos químicos podem se classificar em radioativos e não-radioativos.
Sendo assim observe o exemplo:

1H1 2H1 3H1

Repare que os isótopos do elemento hidrogênio possuem o mesmo número atômico, mas diferentes massas.

Hidrogênio com massa 1: chamado de prótio, é o mais abundante na natureza, 99,9 % dos isótopos de hidrogênio são desse tipo, este não é radioativo;

Hidrogênio com número de massa 2: também chamado de deutério, ocorre na porcentagem de 0,017%, esse isótopo é radioativo e dá origem às bombas de hidrogênio;

Hidrogênio com massa 3: trítio, ocorre em quantidades menores e é também radioativo.

Veja mais exemplos de elementos radioativos:

238U92 235U92

O Urânio 238 é mais abundante na natureza, já o Urânio 235 ocorre apenas em 0,72% do total. Esse último é radioativo e é usado para construir os reatores nucleares e as bombas atômicas.


59Co27 60Co27

O Cobalto com número de massa 59 é o isótopo natural, já o Cobalto 60 é fabricado de modo artificial pelo bombardeamento do isótopo 59 com nêutrons.

O Cobalto 60 é aplicado no tratamento de tumores.

12C6 14C6

O Carbono 12 é o mais comum, o Carbono 14 é um radioisótopo artificial, embora também exista na atmosfera. É denominado de contador radioativo do tempo, mas por que ele recebe esse nome?

O Carbono 14 está presente numa proporção constante nos organismos vivos dos animais, após a morte de um animal esse carbono continua presente, mas vai se desintegrando, ou seja, sua taxa no organismo começa a decrescer. Para saber a quanto tempo ocorreu a morte de um animal, basta medir a quantidade de carbono que existe no cadáver (a meia-vida do carbono é de 5.600 anos).

Este processo é útil para revelar a idade de plantas, múmias e amimais fósseis. Os isótopos estão sendo cada vez mais utilizados, e de formas variadas: na agricultura, na engenharia, na medicina, etc.

Observação: Os isótopos radioativos são manipulados por robôs, pois o contato com eles é prejudicial à saúde humana.

elemento quimico mais perigoso

Bem, a definição de perigoso deve ser vista de uma maneira mais ampla e a resposta não é tão trivial assim. Por exemplo, os elementos químicos com massas molares maiores possuem uma instabilidade nuclear que aumenta em função da massa. Pensando assim, os núcleos mais pesados seriam mais instáveis e emitiriam radiação nuclear, sendo essa radiação muito nociva ao nosso organismo. Mas pense da seguinte maneira, caso você beba água com chumbo, mesmo em baixíssima concentração, esse metal se acumulará ao longo do tempo. Dependendo da sensibilidade de cada organismo a esse metal, o chumbo se torna extremamente venenoso e ele "não" é considerado radiotaivo. Outro exemplo, se o ar tivesse apenas oxigênio, o próprio oxigênio seria perigoso, pois dependemos do nitrogênio do ar para que a pressão de oxigênio seja ideal para os nossos pilmões. Outro exemplo, caso vc só respire hélio, vc morrerá em poucos minutos, equanto os elementos radioativos levariam mais tempo. Onde quero chegar com esses exemplos? Quero dizer que não existe um elemento químico perigoso. Nenhum deles é! O que é perigoso é a forma de manipulação de cada um.


Site:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060808074923AACMxET.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

elementos quimicos no corpo humano

Mais de vinte elementos químicos participam da constituição do corpo humano. Entre eles, destacam-se: oxigênio (65%), carbono (18%), hidrogênio (10%), nitrogênio (3%), cálcio (2%), fósforo (1%), potássio (0,35%), enxofre (0,25%), sódio (0,15%), magnésio (0,05%) e ferro (0,004%). Há ainda outros elementos que, apesar de importantes, aparecem em quantidades bastante reduzidas. É o caso do manganês, cobalto, iodo, flúor, cobre, alumínio, níquel, bromo, zinco e silício.

site:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060609113107AADfCP5

segunda-feira, 3 de maio de 2010

AMAR

AMAR é ter amor,afeição,e querer bem as pessoas,AMAR é bom quando você é amado,e apreciar muito,estimar,gostar de AMAR.
Não deixe de AMAR e que ninguém parta o seu coração,o melhor de AMAR é aquele que consegue AMAR e é fácil AMAR os que estão longe,mas nem sempre é fácil AMAR os que vivem a nossa volta.
AMAR é arte de ter medo sem que ninguém perceba''o que sabemos do amor é uma gota,o que não sabemos do amor é um oceano'',e não deixe de ser amado e que ninguém deixara de ama-lo.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

anorexia prbemas na adolecsencia

Retrato da Anorexia

Jovens magras e doentes.

Em geral trata-se de jovens inteligentes, provenientes de famílias de classe média alta que gostam de agradar. A opinião dos outros, principalmente dos que estão mais próximos é de extrema importância.

Apesar de se manifestarem de uma forma antagónica a bulimia e a anorexia estão muitas vezes relacionadas. Embora existam outros tipos de anorexia, vamos falar apenas da anorexia nervosa.

O que é?
Apesar de se manifestarem de uma forma antagónica a bulimia e a anorexia estão muitas vezes relacionadas. Embora existam outros tipos de anorexia, vamos falar apenas da anorexia nervosa.

É uma doença mais do foro psíquico que afecta actualmente cada vez maior número de jovens, especialmente e quase na totalidade jovens. Manifestan-se por uma rejeição aos alimentos.

As anorécticas são frequentemente pessoas dependentes, actuando duma forma independente e extremamente carentes de afecto.

Alguns médicos consideram a anorexia como uma doença física consequência duma disfunção cerebral ao nível do hipotálamo, que comanda os estímulos da fome, sede e amadurecimento sexual.

Por vezes as jovens são tratadas a nível psiquiátrico, quando atinge a anorexia mental, devido a fortes perturbações mentais.

Consequências

Jovens:

. Em muitos casos acabam por perder a identidade;

. Há uma tendência para o suicídio;

. Uma verdadeira desmotivação de vida;

. São levadas a uma desnutrição grave;

. a uma paragem cardíaca, devido a uma baixa de potássio no sangue.

. A adolescente anoréctica envelhece prematuramente;

. os cabelos caem;

. a pele seca enrruga-se;

. as unhas ficam quebradiças;

. o pulso é mais lento (por vezes menos de 60 pulsações), as extremidades estão geralmente frias;

. a tensão arterial baixa;

. os períodos menstruais tornam-se extremamente irregulares.

Rapazes:

. perda de capacidade de erecção;

. perda gradual do desejo sexual;

. ingestão quase exclusiva de frutas e saladas;

. tendência para maior agressividade e isolamento social;

. hiperactividade física;

. perturbações do sono.

doenças causadas pela bulimia

Consequências da bulimia...

As consequências da bulimia são variadas e graves e podem causar lesões irreversíveis ou de difícil tratamento,(ex: depressão, fadiga, arritmia cardíaca, irregularidade menstrual, ossos e dentes frágeis, vasos sanguíneos dilatados na pele do rosto e problemas de estômago e esófago).

A pessoa bulímica chega a ingerir numa hora, em calorias, o que devia consumir durante um dia inteiro. Ao sentir-se culpada pelo excessivo consumo de alimentos e para perder peso (ou para não ganhá-lo), a doente provoca o vómito, usa laxantes e pratica exercício físico em excesso.
O continuar deste tipo de acções permite a manutenção do peso em níveis normais ou um pouco acima e, ainda, apresentar uma imagem aparentemente saudável. Esta imagem "saudável" ilude a pessoa em relação ao seu problema e dificulta, aos outros, a percepção do mesmo. Por esta razão, a bulimia é uma doença que tende a prolongar-se no tempo.
Os jovens, particularmente do sexo feminino, a partir da entrada na adolescência são o principal grupo de risco em relação a esta doença. A doente bulímica apresenta comportamentos típicos, tais como:A

  • comer às escondidas;
  • ingerir compulsivamente alimentos excessivamente calóricos;
  • fazer grandes jejuns;
  • usar laxantes e diuréticos;
  • induzir o vómito;
  • praticar obsessivamente exercício físico.

As consequências da bulimia são variadas e graves e podem causar lesões irreversíveis ou de difícil tratamento, como depressão, fadiga, arritmia cardíaca, irregularidade menstrual, ossos e dentes frágeis, vasos sanguíneos dilatados na pele do rosto e problemas de estômago e esófago (causados pelos vómitos).

As consequências físicas da bulimia são várias tais como:

  • Mau funcionamento renal e cardíaco (provocado pelo vómito e uso de laxantes);
  • Dificuldade na concentração, mudanças de humor (devido a um desiquilíbrio químico);
  • Glãndulas inchadas, derrames sanguíneos por baixo dos olhos;
  • Decadência dentária e problemas graves nas gengivas;
  • Dores de garganta, dores no peito, cãibras musculares e fadiga;
  • Arranhões na parte de cima das mãos ou nos nós dos dedos;

anorexia e bulimia

Anorexia e Bulimia


anorexia1.jpg


Todos nós comemos, não só porque necessitamos de o fazer, como também porque nos dá prazer. No entanto, como em qualquer comportamento humano, o modo de nos alimentarmos varia grandemente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas comem mais, outras menos; algumas engordam com facilidade, outras não. Mas algumas pessoas chegam ao extremo de se magoarem a si mesmas, comendo em excesso ou restringindo a sua alimentação de uma forma abusiva. Nestes casos, podemos falar, respectivamente, de bulimia nervosa e anorexia nervosa.

Embora seja aparentemente fácil distinguir estas duas perturbações alimentares, as pessoas que sofrem das mesmas, por vezes, têm sintomas comuns, acontecendo frequentemente a bulimia desenvolver-se depois de um período de meses ou anos de sintomas anoréticos.

As mulheres sofrem destas perturbações dez vezes mais do que os homens, pelo que ao longo deste texto nos referiremos sobretudo às pessoas do sexo feminino. No entanto, também os homens devem ler este documento com atenção e procurar ajuda se acharem conveniente. Muitas das vezes, estas perturbações alimentares têm início na adolescência, enquanto os jovens ainda estão em casa. O apoio dos pais seessencial para que o processo terapêutico seja bem sucedido.